sábado, 21 de abril de 2012

Mercado de Notebooks

Compacto, leve e elegante, esses são alguns atributos dos net/notebooks, abaixo vamos analisar por que esta tem sido uma das melhores compras nos últimos anos.


Compacto

Uma unidade 'tudo-em-um' do tamanho de 15 polegadas por exemplo, podendo ser instalado em qualquer local da casa sem requerer tantos cuidados se comparado com um PC de mesa (que será objeto constante de comparação neste artigo), acaba sendo um destaque a se ressaltar. Apesar da invasão dos tablets muito mais compactos, porém este tem seu público específico.

Mobilidade

Partindo do ponto comentado acima, temos o quesito mobilidade, onde através do Wireless ou de um modem 3G posso levá-lo para qualquer canto da casa ou para locais de trabalho e lazer. Transforma-se maçante comentar algo que todo mundo já saiba como estes dois pontos acima, porém mais abaixo falarei de outros fatores que ajudam ao net/notebook ser uma ótima opção de compra atualmente em substituição aos PCs de mesa.

Desempenho

Logo no inicio de sua fabricação os notebooks sempre tiveram desempenho inferior ao dos PCs, cenário este que mudou há alguns poucos anos e hoje há certas variedades de notebooks mais poderosas do que certos PCs de mesa. Isso nos leva para o tópico seguinte:

Comparação com PCs

Qualquer notebook hoje com o Core i3 por exemplo, conseguirá ser sempre superior em desempenho que um Pentium e um Celeron. Obviamente por se tratar de tecnologias mais novas. Um PC para possuir um desempenho satisfatório para os dias atuais deverá possuir no mínimo 2GB de RAM, mesma configuração dos PCs praticamente, com possibilidades de se achar modelos com 3GB e superiores acompanhando na maioria dos casos aquilo já existente nos PCs. O que novamente nos leva para o tópico seguinte:

Avaliação de preços

Separei duas configurações simples para PCs (AMD e Intel) com preço médio para montagem do PC completo. Ao comprar uma unidade OEM (já montada em lojas) poderá haver certa variação. Memórias, fonte, gabinete, HD, teclado e mouse e monitor serão os mesmos valores para ambas configurações:

Core i3-2100 = 276,16
Placa-mãe H61 = 211,48
Memória DDR3 2GB = 50,91
HD 500GB = 249,90
Fonte 350W = 125,72
Gabinete = 131,66
Kit teclado e mouse = 52,61
Monitor 18,5" = 261,71

Total = 1360,15

Phenom II X2 560 = 234,51
Placa-mãe AM3+ = 201,37
Memória DDR3 2GB = 50,91
HD 500GB = 249,90
Fonte 350W = 125,72
Gabinete = 131,66
Kit teclado e mouse = 52,61
Monitor 18,5" = 261,71

Total = 1308,39

O desempenho do Core i3 perante ao Phenom é superior, porém quis abordar configurações que podem ser montadas com proximidade de preço e não abordarei o desempenho como tema.

Os valores podem variar de loja para loja, eu utilizei (sem propagandas) a Kabum como base de preços para estas configurações.

PC OEM de configuração semelhante:


Marca conhecida

Core i3-2100
Memória 4GB DDR3
HD 500 GB
Placa-mãe H61
Gabinete
Fonte
Kit teclado e mouse
Monitor 20"

Total: 1.299,00

Marca não tão conhecida

AMD X4-630
Memória 8GB DDR3
HD 500 GB
Placa-mãe não especificada
Gabinete
Fonte
Kit teclado e mouse
Monitor 18,5"

Total: 1.199,00

Ambas as configurações possuem instalado Linux ao invés do Windows. Para todas as configurações acima, adiciona-se o custo da versão Home Basic: R$229,00 ou Home Premium R$279,00. Office 2010 Starter possui download gratuito, porém composto apenas de Word e Excel. Podendo ser substituido por suítes completas e gratuitas como o Libre Office.


Verifiquemos agora configurações de notebooks similar as citadas acima e seus respectivos preços:

Core i3-2330M
Tela 14"
Leitor de cartão SD, MMC
Webcam integrada
Wireless 802.11 b/g/n
Memória 4GB DDR3
HD 500GB

Total = 1.299,00

Turion™ II Dual-Core
Tela 14"
Leitor de cartão SD, MMC
Webcam integrada
Wireless 802.11 b/g/n
Memória 4GB DDR3
HD 500GB

1.399,00

Preços muito próximos à aqueles dos PCs de mesa e com um diferencial que deverá sem dúvida ser levado em consideração na compra: Windows Original.

O intuito deste artigo é mostrar que podemos adquirir ótimos notebooks com preços semelhantes aos PCs de mesa. Na hora da compra aquela velha pergunta poderá fazer toda a diferença: Qual será o uso do PC/notebook? Se for utilizar com algo simples, internet, planilhas e texto, pode considerar esta possibilidade na hora da compra.

Há no mercado também notebooks Gamers, com configurações bem parrudas porém não entrarei neste mérito devido ao seu preço e nicho de mercado a que se destinam.

Cuidados na hora da compra

Para ser sincero, esta compra é algo que não requer tanto cuidado assim. O único que eu levaria em consideração apenas seria se o fabricante possui representação na sua cidade. Assim em caso de problemas técnicos o atendimento poderá ser presencial. A Dell por exemplo possui algumas formas de atendimento, desde o modo remoto (atendente tentará diagnosticar o problema remotamente através da internet) ou presencial onde um técnico irá na residência do cliente.

Assim como os PCs, não coloquei estabilizador na listagem por ser desnecessário. Nos PCs, consulte este ótimo artigo onde aborda-se muito bem este tema. Para notebooks o mesmo é completamente desnecessário, basta plugar o carregador diretamente na tomada e prosseguir com o carregamento.

Em caso de não haver representação, ficará a cargo do comprador o envio pelos Correios ou transportadora para a representação da empresa em alguma cidade (geralmente São Paulo).

Garantia estendida

Perante o Procon, a garantia estendida trata-se apenas de um seguro do aparelho. Ou seja, se der algum problema você poderá usufruir do seguro, caso contrário terá pago e não utilizado. Vale lembrar que nem todo tipo de problema é coberto pela garantia estendida e muitas vezes você poderá cair no papo do vendedor. Leia com atenção as condições de contrato antes de aderir a esta taxa extra na compra.


Ciro Mota é técnico em informática e analista de malwares. Geek e sempre antenado nas novas tecnologias com ênfase sempre em banda larga e hardware. Faz parte da equipe da Linha Defensiva e do Fórum do Baboo.

quarta-feira, 18 de abril de 2012

Instagram falso infecta usuários Android com malware

Com a vinda do popular serviço Instagram antes apenas disponível para usuários iOS agora também para usuários Android, muitos ficaram curiosos em testá-lo, porém especialistas da empresa de segurança Sophos alertam sobre malwares disfarçados como o aplicativo legítimo distribuídos para infectar usuários despercebidos.

Com apenas uma semana de disponibilidade, o Instagram consegui mais de cinco milhões de downloads na plataforma Android, sem contar a recente compra do serviço pelo Facebook, o que fez aumentar ainda mais sua procura. Normalmente serviços com um grande número de usuários são pratos cheios para criminosos.

Com tanta procura, cibercriminosos criaram então uma versão falsa do aplicativo para Android do Instagram feito com o intuito de ganhar dinheiro sobre as vítimas. Um site encontrado pela Sophos de origem russa, utilizava imagens idênticas ao site oficial do serviço e realizava o download do app.

Ao instalar o aplicativo diversas solicitações são realizadas para a liberação, como acesso à rede, leitura de números, acesso ao cartão de memória e o principal da fraude que é o envio de sms. A praga acaba passando "despercebida" pois a maioria dos usuários não confere as solicitações realizadas, e o envio de sms é uma ação recorrente entre criminosos nos golpes para Android. O falso app não "emula" o aplicativo original, funcionando em segundo plano apenas enviando mensagens para monetizar.

Os produtos da Sophos detectam a praga como Andr/Boxer-F.

Cada vez mais aplicativos maliciosos estão surgindo para a plataforma móvel do Google, na semana passada um falso app imitando o jogo Angry Birds Space infectou diversos usuários. O aplicativo era distribuído em uma loja não oficial.

domingo, 15 de abril de 2012

BitDefender QuickScan detectou 100 mil infecções no primeiro trimestre de 2012

O scanner online da empresa de segurança BitDefender detectou 100 mil infecções durante o primeiro trimestre desse ano. As infecções foram encontradas em mais de um milhão de computadores escaneados pela ferramenta, o que resulta em 10% dos computadores estarem infectados por algum tipo de praga.

A maioria das infecções detectadas pelo QuickScan foram pelos malwares Win32.Virtob, Win32.Ramnit e o tão conhecido Win32.Sality. Ambos se aderem ao código de arquivos executáveis e podem ser facilmente distribuídos por dispositivos móveis.

Entre os detectados o Sality é o que recebe maior visibilidade, visto que é uma grande botnet (com mais de um milhão de computadores) sendo responsável pelo aumento de spam, ataques a outros usuários na internet, entre outros feitos.

Outra grande ameaça detectada são os keyloggers, programas especializados em controlar as teclas dos usuários roubando assim senhas de bancos, emails e sites.

O número de malwares está cada vez maior, segundo o Av-Test, diariamente surgem mais de 55 mil novas amostras, um novo malware a cada dois segundos. Com tanta rapidez, as empresas de AV precisam estar sempre um passo a frente e utilizando das ultimas tecnologias como a Cloud, para tentarem deixar seus usuários menos inseguros.

Usuários Android são infectados por Trojan disfarçado de 'Angry Birds Space'

A empresa de segurança Sophos detectou recentemente uma série de aplicativos que utilizam o nome do novo jogo da Rovio, o Angry Birds Space, para distribuírem malwares camuflados aos usuários Android. Os apps são distribuídos em lojas não oficiais.

Segundo o alerta dado em seu blog oficial, a companhia Sophos diz que os aplicativos são versões totalmente operantes do jogo Angry Birds Space, porém carregam um cavalo de Troia camuflado ao jogo o Andr/KongFu-L. Os apps modificados utilizam o exploit GingerBreak para ter acesso ao root do dispositivo e assim instalar um código malicioso.

Com o app instalado um criminoso pode enviar comandos ao sistema comprometido, realizando o download de outros softwares maliciosos ou alterando sua navegação redirecionando para páginas de publicidade. O dispositivo Android infectado acaba se tornando parte de uma botnet.

É recomendado aos usuários que tenham o máximo de cuidado na hora de realizar o download de algum app em uma loja não oficial, visto que na maioria das vezes não há um controle do que está sendo distribuído. Quem adquiriu o jogo direto da Google Play Store não corre riscos.

quinta-feira, 12 de abril de 2012

Verifique se seu Mac está infectado com o trojan Flashback/Flashfake

A fabricante de antivírus Kaspersky lançou uma página para a verificação de computadores infectados com a praga Flashback . A página flashbackcheck.com verifica se um usuário Mac está ou não infectado com o trojan.

A verificação é feita através do UUID (Identificador Universal Único).

Durante o monitoramento de envios de dados da praga Flashback, a empresa Kaspersky conseguiu gravar os UUIDs dos computadores infectados guardando-os em um banco de dados.

Tendo as informações de identificação se criou a ferramenta online Flashback Check para comparar os identificadores encontrando assim uma possível vítima. A página da ferramenta também realiza uma verificação para ter certeza de que o computador possui a versão mais recente do Java.

Além dessa ferramenta online, a empresa também disponibiliza outra ferramenta gratuita para a remoção da praga, a Flashfake Removal Tool.

Segundo a fabricante de antivírus Dr. Web a praga digital Flashback, conseguiu infectar 650 mil usuários. Segundo a Kaspersky no Brasil mais de 2,3 mil Macs estão infectados. A praga ataca usuários por meio de uma falha de segurança em uma versão desatualizada do Oracle Java. O vírus ainda utiliza uma tela que oferece a instalação de certificados digitais falsos caso o Java esteja atualizado e seguro contra a falha que ele tenta explorar.

sábado, 7 de abril de 2012

Kinect Star Wars: Modo de dança [Vídeos]

Pois é, uma das maiores séries finalmente foi lançado para o Kinect nesta ultima terça-feira (3), Kinect Star Wars mudou totalmente a forma de como jogar. Agora você pode dizer que é um Jedi de verdade devido os movimentos que poderá incorporar durante o jogo. Mas não foi só a ação de Star Wars que venho de novidade para o Kinect, o jogo também traz um modo de dança, isso mesmo, você poderá dançar com os Stormtroopers, Princesa Leia ou mesmo Han Solo ao som de algumas músicas conhecidas e outras adaptadas ao tema da série.

domingo, 1 de abril de 2012

Libere Funções Extras em Seu Facebook

Finalmente, agora temos tudo o que sempre procuramos no Facebook, Mark Zuckerberg liberou essa semana novas funções a sua rede, usuários agora terão as mais aguardadas, como a volta para o chat antigo, troca de cor da barra superior ou mesmo saber quem te visitou.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Campanhas

Twitter Facebook Delicious Digg Stumbleupon Favorites More

 
Powered by Blogger